quinta-feira, 25 de junho de 2015

Garota Exemplar (Gone Girl) - 2014

07/01/2015
Nota: 7.0 / 8.3 (IMDB)
Formato: HD

Direção: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
Elenco: Ben Affleck (Nick Dunne), Rosamund Pike (Amy Elliot-Dunne), Neil Patrick Harris (Desi Collings), Carrie Coon (Margo Dunne), Tyler Perry (Tanner Bolt), Kim Dickens (Detetive Rhonda Boney), Patrick Fugit (Oficial Jim Glipin), Lisa Banes (Marybeth Elliott), David Clennon (Rand Elliot), Casey Wilson (Noelle Hawthorne), Missi Pyle (Ellen Abbott), Sela Ward (Sharon Schieber), Emily Ratajkowski (Andie), Lola Kirke (Greta), Boyd Holbrook (Jeff), Scoot McNairy (Tommy O'Hara), Leonard Kelly-Young (Bill Dunne), Cyd Strittmatter (Maureen Dunne)




Crítica:
Garota Exemplar critica o poder da mídia e consequentemente da sociedade sobre acontecimentos de comoção nacional e internacional. Nesse caso, a incriminação com inverdades ou fatos deturpados, fazendo julgamentos antecipados de forma que a tire qualquer tentativa de imparcialidade da justiça.

A história começa com o desaparecimento de Amy Dunne, uma esposa conhecida como pessoa exemplar em todos os sentidos. No aniversário de casamento Nick Dunne não prepara nenhum tipo de comemoração, e ao chegar em casa descobre que sua esposa sumiu, e faz a denúncia ao departamento de polícia. Logo nos primeiros indícios da investigação, Dunne passa a ser o principal suspeito, e seu problema aumenta ainda mais quando as informações chegam à impressa.


O que mais contribui para que Dunne seja suspeito é a sua reação aos fatos, ele em nenhum momento mostra tristeza com a perda da esposa, além disso, sua vida conjugal estava longe de ser uma perfeição, prato cheio para imprensa. Aos poucos percebemos que Nick esconde vários segredos, que contribuem para sua acusação. Tudo se confirma quando o diário de Amy é encontrado. Verdade ou mentira? Não importa, a imprensa e a sociedade sabem que ele é o culpado. Para piorar, apesar de negar os fatos, Dunne não nos convence, e às vezes deixa transparecer que não gostaria de ver sua esposa nunca mais, mesmo correndo o risco de ser preso.

Todo o roteiro é muito bem estruturado e nos faz acreditar de desacreditar em Dunne a cada fato exibido, em momento algum conseguimos ter a certeza do que está acontecendo até que seja revelado. E mesmo após ser revelado, ficamos ainda tensos com o desenrolar para o fim da história.


As atuações são excelentes, nos ajuda a desconfiar da ação de um de outro em cada momento. Rosamund Pike fez um de seus melhores trabalhos, conseguimos perceber claramente todas as mudanças de personalidade que sua personagem passa. Mesmo com aquela cara de cera, Ben Affleck fez um bom trabalho, o seu descaso com os fatos fica exposto na sua interpretação.

Não acho o melhor filme do gênero, mas o conjunto bem eficaz de roteiro, direção e atuação, o fizeram ficar acima da média. Vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário