sexta-feira, 29 de junho de 2012

Prometheus - 2012


17/05/2012 - 52
Nota: 8.5 / 7.7 (IMDB)
Formato: Cinema 3D

Direção: Ridley Scott
Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, Sean Harris, Rafe Spall, Kate Dickie, Patrick Wilson

Crítica:
Prometheus prometeu, mas não cumpriu. Tinha tudo para o cinema voltar a ver um grande filme de terror e suspense, acho que a expectativa foi grande demais, e por isso achei que ficou devendo. Mas veja, não falei que o filme é ruim. O filme é muito bom, melhor do que a maioria dos filmes que estão saindo por aí.
Achei a base da história bem parecida com a do primeiro Alien, mas com muito mais ação e por isso ele passou a ser comparado mais com as sequências dos Alien.
[SPOILERS] Temos mais uma vez uma mulher como heroína, temos mais uma vez um robô com cara de humana, e também os personagens que estão lá só para morrer.
A primeira metade do filme é muito boa, Alien puro, a história vai nos apresentando os personagens, e contando o que está acontecendo, com bastante mistério e suspense.Mas quando eles tem o primeiro contato com os Aliens, o filme muda, vira ação pura.
O filme começa com uma cena estranha, um cara quase albino tomando um liquido esquisito, seu corpo começa a derreter ele cai de uma cachoeira. Assim a cena mostra o DNA se misturando com o DNA dos seres existentes na água. Achei genial. Logo depois a história se inicia com um casal de arqueólogos descobrindo escrituras e pinturas ao redor do mundo, e todas elas com a mesma interpretação. Um convite extraterrestre para visitar outro planeta e descobrir de onde viemos, quem nos criou e por que. Assim, a história já pula para o espaço, uma nave com vários tripulantes começando a acordar da hibernação. Apenas um o robô estava acordado. Logo ao pousar no planeta eles avista uma superfície estranha, parecendo uma capsula oval gigante. Então saem da nave e vão de encontro aos Aliens, a partir disso a ação começa, mortes, suspense e terror. O filme fica bem comum.
Outra coisa estranha é que os personagens tomam várias atitudes que ficam sem explicação, parecendo que algumas partes foram deixadas para o segundo filme, ou tiveram que ser cortados e estarão numa possível versão do diretor.
Muitas críticas ruins, mas no final das contas o filme é muito bom e vale a pena ver. O 3D ficou muito bom, só escurece um pouco, pois o filme já é escuro.

Um comentário:

  1. Gostei do filme!

    Tem muitos (MUITOS) furos, tem alguns problemas... mas sinceramente, não sei porque todo o código em cima do filme. É uma ótima ficção científica. Inseriu muitos novos conceitos e idéias a "franquia" e manteve muitos elementos (como o androide).

    Aliás, talvez um dos problemas do filme, seja justamente questionar a origem do homem, a existência ou não de Deus....

    Legal também SPOILER a explicação dada a Aliens.... o fato de serem uma arma biológica (não ficou de fato confirmado que era isso), hipótese interessante. E bom também a confirmação da sua xenomorfia, ou seja... sua capacidade de absorção/mudança de forma.

    Resumindo, acho que com exceção do primeiro, idolatrado pela maioria, Prometheus manteve o nível dos Aliens 2, 3, 4..... mas é um filme pra um público específico.

    ResponderExcluir