sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Rede Social (The Social Network) - 2010

05/12/2010 - 108
Local: Cinema
Nota: 8.0

Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Justin Timberlake (Sean Parker), Armie Hammer , Rashida Jones, Rooney Mara, Max Minghella, Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg), Andrew Garfield (Eduardo Saverin)   

Crítica:
Fui assistir ao filme pela nota que lhe foi atribuída no IMDB. Fui sem pesquisar nada a respeito, sei que é o Facebook, mas não sabia nada de sua história, onde, como e quando foi criado. Por isso ainda não sei o que foi verdade e o que foi destorcido no filme (descreverei na parte 2), mas vou criticar o filme e fazer algumas suposições.
O filme começa com alguma coisa parecida com um julgamento, um acordo, um processo judicial, sem entendimentos de muita coisa. Assim flashbacks vão acontecendo em ordem cronológica, contando a história de como aquelas pessoas foram para na sala do julgamento. O ator Jesse Eisenberg tem por características em suas atuações falar muito rápido (veja o bom filme A Lula e Baleia) e funciona muito bem para o esse filme, suas explicações para cada solução e ideia que tem para o sistema são faladas de forma rápida, mas tudo é explicado, por isso exige bastante atenção do expectador.
É legal ver o funcionamento uma faculdade como Harvard, e como tudo acontece tão rápido, Mark Zuckerberg era obcecado e tinha visão do futuro de site e do negócio que estava criando, com vários momentos de genialidade, mostra como ele passou por cima de todos para atingir um objetivo final, ficar bilionário.
Como curiosidade, e ainda não sei se é verdade, (spoiler) o Facebook teve uma grande ajuda do criado do Napster, na verdade ele é um dos donos do Facebook.
A história continua se passando entre o presente (julgamento) e o passado (história de como tudo aconteceu). Gostei dessa abordagem, pode parecer confuso, mas não é, na verdade facilita o entendimento, pois deram respostas para todas as colocações feitas no julgamento.
O filme é excelente, principalmente por contar uma história verídica, nos mostrar que se você acredita em alguma coisa, siga em frente, faça contato com as pessoas certas que um dia você poderá ficar bilionário. Mas se você for um gênio, isso pode acontecer em poucos meses.
Vale a pena ver, não sei se verei muitas vezes, mas ele irá para minha biblioteca digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário