segunda-feira, 28 de março de 2011

Doze Homens e Uma Sentença (12 Angry Men) - 1957

19/01/2010 - 11
Nota: 8.0
Formato: DIVX

Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Reginald Rose
Elenco: Henry Fonda (Davis, jurado nº 8), Martin Balsam (jurado nº 1), ,John Fiedler (jurado nº 2), Lee J. Cobb (jurado nº 3), E.G. Marshall (jurado nº 4), Jack Klugman (jurado nº 5), Ed Binns (jurado nº 6), Jack Warden (jurado nº 7), Joseph Sweeney (McCardle, jurado nº 9), Ed Begley (jurado nº 10), George Voskovec (jurado nº 11), Robert Webber (jurado nº 12), John Savoca (acusado), Rudy Bond (juiz), James Kelly (guarda), Billy Nelson (oficial da corte)

Crítica:
Clássico dos clássicos. Espetacular, uma lição de moral ao preconceito, à ignorância, e ao sistema judiciário americano. Se analisarmos bem, muitos suspeitos foram executados erroneamente. Até porque a lei dizia que o réu só será culpado se não houver dúvidas e naquela época não havia tecnologia para dar 100% de certeza de um crime. Eram praticamente na base de testemunhas oculares. E quando se trata de ser humano, pode-se esperar qualquer coisa.
O mais bacana é o jurado nº 3 se entrega várias vezes, contradizendo suas próprias afirmações.
Uma coisa que notei, claro que por o filme ser mais antigo, é que em algumas cenas dá para perceber que o jurado estava sozinha no momento da gravação. Acho que todos os atores só se juntaram quando realmente necessitava de todos aparecerem. E até em diálogos, parece que cada um estava sozinho, falando para o nada. Não sei se foi só impressão.
Dá vontade de comprá-lo, principalmente se tiver extras e documentários, mas não acho que vou assistir esse filme de novo.

Um comentário:

  1. Muito bom esse filme!

    1- Já dou um crédito danado pra filme que consegue contar uma história sem praticamente sair de um ambiente. Po, muito difícil conseguir prender a atenção do espectador desse jeito e esse consegue!

    2- Legal demais ver que cada um dos 12 jurados é completamente diferente um do outro. Idade, altura, porte, voz, trejeitos.

    3- E por fim o filme em si, uma história simples, mas muito bom ver como cada um vai caindo e revelando seus próprios problemas.

    Bruno, eu não reparei nesse lance da filmagem não. Fiquei até curioso agora. Vou ver denovo pra averiguar.

    ResponderExcluir