quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Planeta dos Macacos (The Planet of the Apes) - 1968

25/09/2011 - 60
Nota: 8.0 / 8.0 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Franklin J. Schaffner
Elenco: Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter, Maurice Evans

Crítica:
Resolvi assistir esse filme, pois o prelúdio feito em 2011 está com boas críticas e não queria vê-lo sem saber de pelo menos o primeiro filme que é considerado um clássico. Provavelmente vou assistir as outras sequências, mas sei que esse é o mais importante para ver.
Está ficando cada vez mais difícil de assistir os clássicos que exigem de tecnologia e efeitos especiais. Estamos muito acostumados com os efeitos, praticamente perfeitos dos filmes de hoje Assim os clássicos soam falsos e perdem bastante. Além disso, os filmes de hoje são muito rápidos, com muitas informações em segundos. Os clássicos são lentos, com perseguições que parece de brincadeira.
Sempre que vou assistir um clássico procuro levar em consideração tudo isso, lembra que para época foi um grande filme e que os efeitos eram excelentes. Tendo abstrair dos efeitos e me concentrar na história. Assim o filme melhor bastante.
O Planeta dos Macacos é uma crítica ao racismo, ao preconceito, à ciência e à religião. Em todas as cenas e falas do filme podemos perceber a intenção e as críticas subentendidas. A raça humana é tratada como um animal, com escravo. A religião e a ciência são orientadas pelo mesmo macaco, e as doutrinas são impostas sem questionamento dos outros macacos, todos seguem cegamente o que é dito pelo macaco chefe. Vimos isso recentemente na história da humanidade. Os macacos brancos são os chefes, os pretos só obedecem. Os diálogos são bem elaborados. E isso tudo faz o filme ser bastante inteligente,
É realmente um clássico e deve ser visto por todos que gostam de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário