terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Superman - 1978

20/02/2011 - 15
Nota: 7.0 / 7.3 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Richard Lester, Richard Donner
Roteiro: Robert Benton
Elenco: Gene Hackman (Lex Luthor), Terence Stamp (General Zod), Margot Kidder (Lois Lane), Christopher Reeve (Superman / Clark Kent), Marlon Brando (Jor-El)

Crítica:
É sempre bom voltar a ver esse filme, pra mim, esse foi o começo de tudo. Um filme de super-herói feito a mais de 30 anos atrás, e que não perde em nada para os filmes de super-herói de hoje. Os efeitos especiais são bastente satisfatórios e as atuações também. Acho que ainda está para nascer um ator que interprete tão bem o Superman igual Christopher Reeve.
Interessante perceber que tudo estava preparado para o segundo filme, pois o primeiro começa com os vilões do segundo.
Considero Superman um dos heróis mais difíceis para ser adaptado para o cinema, pois sua concepção é totalmente fora do comum comparado com todos os heróis. Superman tem todos os poderes, voa, é o mais rápido, super-força, indestrutível, raio no olho, sopro congelante, ou seja, ele é invencível. Por isso a dificuldade, como fazer as pessoas acreditarem que o nosso herói corre perigo. Essa é a dificuldade, e nos dois primeiros filmes eles souberam explorar bem. O ponto fraco do Superman são as pessoas que ele ama e os seres humanos, no primeiro filme Lex Luthor coloca-o para decidir quem deve salvar, sendo que dois mísseis estão indo em direções opostas e ele não conseguirá parar os dois.
Esse é o ponto fraco do Superman e o que deve ser explorado em seus filmes.
É um filme para assistir sempre.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Minhas Mães Meu Pai (The Kids Are All Right) - 2010

13/02/2011 - 14
Nota: 7.5 / 7.3 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Lisa Cholodenko
Roteiro: Stuart Blumberg,Lisa Cholodenko
Elenco: Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson, Julianne Moore, Annette Bening   

Crítica:
Drama familiar. É daqueles filmes que conta o dia a dia de uma família diferente, dois meio irmãos, um menina de 18 anos e um menino de 15, que são filhos de duas mulheres casadas à vários anos. Eles vivem uma vida comum até que os filhos resolvem procurar o doador de seus espermas. Envolvendo-se com o “pai”, a rotina da família começa a mudar. A base do filme é tratar assuntos polêmicos de forma simples. Tenta trazer para nossa realidade as coisas que estão acontecendo muito mais a cada dia e nos mostra que nossos preconceitos têm que ser quebrados, e num futuro próximo a sexualidade de cada um não terá importância alguma. Vale a pena assistir, mas não é um filme para se indicado ao Oscar.

127 Horas (127 Hours) - 2010

13/02/2011 - 13
Nota: 7.5 / 8.1 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy
Elenco: Lizzy Caplan, Kate Burton (I), Amber Tamblyn, James Franco (Aron Ralston), Clémence Poésy, Kate Mara   

Crítica:
Mais um com história verídica e de superação. Como disse, é o tipo de filme que gosto.
127 Horas conta a história de Aron Ralston, um alpinista que fique preso durante aproximadamente 5 dias (127 horas) na fenda de um canyon. Pra mim o filme é uma mistura dos filmes Na Natureza Selvagem e Enterrado Vivo. O filme praticamente tem um personagem, Aron Ralston, representado muito bem por James Franco. Quem acompanha a série da Discovery, À Prova de Tudo, vai se lembrar de alguns conselhos que Bear Grylls dá. O filme também é muito válido para aventureiros de final de semana, ou pessoas que trabalham na natureza.
Com certeza é um filme que vale a pena assistir.

Cisne Negro (Black Swan) - 2010

12/02/2011 - 12
Nota: 8.0 / 8.5 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder (Beth), Vincent Cassel, Natalie Portman

Crítica:
Um filme artístico e em minha opinião o provável ganhador do Oscar, pra mim não é o melhor, pois não é o tipo de filme que adoro, mas pra mim foi o mais perfeito de todos.
O filme conta a história de Nina, uma bailarina obsecada pela perfeição e com sintomas de esquizofrenia. Nina consegue o papel mais importante na apresentação Lago do Cisne, mas precisa se esforçar mais do que nunca para conseguir interpretar as duas personagens da dança, sendo que uma delas exigirá mais do que ela pense.
Cisne Negro é um filme pesado, extremamente dramático, que nos deixa impressionado, com olhar fixo, hipnotizado (algo parecido com Sangue Negro). A interpretação da Natale Portman é praticamente perfeita, extremamente magra, mostra o quanto sua personagem é insegura, triste e doente. Apesar de ser um filme drama, há cenas de efeitos especiais muito bem produzidas.
Fiquei muito impressionado com o filme, penso várias vezes no nele, e lembro o quanto o ser humano é imprevisível e capaz de fazer qualquer coisa.
Um filme que muitos não vão gostar, mas vale a pena ser visto.

O Vencedor (The Fighter) - 2010

12/02/2011 - 11
Nota: 8.0 / 8.2 (IMDB)
Formato: HD

Direção: David O. Russell
Roteiro: Scott Silver,Eric Johnson,Paul Tamasy
Elenco: Christian Bale (Dicky Eklund), Mark Wahlberg (Micky Ward), Melissa Leo (Alice Ward), Amy Adams (Charlene Fleming), Jack McGee (George Ward)   

Crítica:
Esse é o tipo de filme que gosto muito, drama, história verídica, superação e esporte (pano de fundo). O filme conta a história de dois irmãos boxeadores, o mais velho aposentado e drogado, o mais novo tentando alavancar a carreira com ajuda do irmão. A base do filme é o drama familiar que envolve esses dois irmãos e temos o boxe como o motivador para a vida deles. Um filme feito para o Oscar, o que não tira seus méritos.
O ponto alto do filme é a atuação de Christian Bale, simplesmente perfeito, engraçado, dramático, magro (como sempre depois de um Batman), mereceu a indicação ao Oscar.
O ponto fraco, por incrível que pareça, são as lutas, apesar de serem bem trabalhas, em todos os aspectos, ambiente, público, realidade dos socos, mas a luta em si não convence, é muito clichê. Não compromete o filme em hipótese alguma é só um ponto fraco.
Como é o tipo de filme que gosto, vou torcer para que ganhe o Oscar, mas sei que tem filmes melhores que esse tecnicamente.
Vai para minha biblioteca digital, não compro, pois sei que drama eu vejo duas vezes no máximo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Inverno da Alma (Winter’s Bone) - 2010

06/02/2011 - 10
6.5 / 7.5 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Debra Granik
Roteiro: Debra Granik,Anne Rosellini
Elenco: John Hawkes (Teardrop Dolly), Jennifer Lawrence (Ree Dolly), Casey MacLaren (Megan), Kevin Breznahan (Little Arthur), Dale Dickey (Merab)

Crítica:
Começou pra mim a temporada do Oscar, tentar ver todos os filmes que concorrem ao Oscar, começando pelos de Melhor Filme. Como todos que acompanha o cinema, filme de Oscar normalmente são dramas, quanto mais triste e mais merda tiver, melhor para o Oscar. Esse filme expressa bem minha opinião acima, um drama sobre uma família que uma menina de 17 anos tem que sustentar, com vários problemas, sem dinheiro, com dois irmãos ainda crianças, uma mãe doente e um pai que presidiário. A história se desenvolve nesse contexto e quanto mais se desenrola mais merda vai acontecendo. A atriz principal está muito bem no papel, consegue nos passar toda a tristeza da vida que leva.
Um bom filme para quem gosta de drama, mas achei fraco num contexto geral.