sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Abrigo (Take Shelter) - 2011


21/04/2012 - 30
Nota: 7.0 / 7.6 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Jeff Nichols
Roteiro: Jeff Nichols
Elenco: Lisa Gay Hamilton, Kathy Baker, Shea Whigham, Katy Mixon, Michael Shannon, Jessica Chastain

Crítica:
Drama psicológico bem pesado. Como não havia lido nada sobre o filme fiquei com expectativa de ser um filme sobre epidemia, ou algo parecido, mas o filme não fala disso.
O drama segue a personagem Curtis, um pai de família que começa a ter premonições em seus sonhos sobre um tempestade que está por vir. [SPOILER] Assim começa a seguir seu instinto e trabalha para ampliar seu abrigo para tempestades, vivendo entre seus pesadelos e a realidade de se comparar com mãe, internada com esquizofrenia.
O ponto alto do filme é na cena do refeitório onde todos duvidam da sanidade de Curtis.
Bom filme, mas acho que existem filmes com o mesmo tipo de drama bem melhores: Melancolia e O Nevoeiro.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cavalo de Guerra (War Horse) - 2011

16/04/2012 - 29
Nota: 7.0 / 7.2 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Peter Mullan, Emily Watson, David Thewlis, Niels Arestrup, Tom Hiddleston, Celine Buckens, David Kross, Leonhard Carow, Nicolas Bro, Eddie Marsan, Liam Cunningham, Robert Emms, Toby Kebell, Hinnerk Schönemann, Geoff Bell

Crítica:
Um filme com nome de Steven Spielberg envolvido eu sempre vou assistir, seja ele como diretor ou qualquer outra atribuição. Mas esse filme assisti sabendo que não iria entrar na lista dos melhores de Steven Spielberg, e realmente não entro.
O centro da história é um cavalo, que desde o seu nascimento tem uma relação instantânea com o jovem vizinho de sua fazenda. E numa coincidência inexplicável o cavalo é comprador pelo pai do jovem. A partir disso o cavalo passa na mão de vários donos, e praticamente todo o ambiente do cavalo é a Segunda Guerra Mundial. O filme varia em bons e maus momentos. Por isso, no final das contas, o filme é apenas legalzinho e nada mais. Existem alguns dramas com o mesmo tema que são bem melhores. Acho que nem merecia estar entre os filmes indicados ao Oscar.

O Inventor da Mocidade (Monkey Business) - 1952

10/04/2012 - 28
Nota: 6.5 / 7.1 (IMDB)
Formato: DVD

Direção: Howard Hawks
Elenco: Cary Grant, Ginger Rogers, Marilyn Monroe

Crítica:
Primeiro filme dos 10 que pretendo ver com Marilyn Monroe, tem a coleção de filmes dela e nunca tinha visto um. Fiquei em dúvida sobre qual filme assistir primeiro, então joguei no Google “Melhores filmes de Marilyn Monroe” e veio uma lista que esse filme era um dos primeiro.
A maioria dos filmes de Marilyn Monroe é puxado para comédia, por isso são filmes mais “light” e como são antigos, são mais lentos. Tem que levar essas considerações para começar a gostar e entender o mito Marilyn Monroe.
Esse filme é bem bobinho e Marilyn Monroe não faz o papel principal. [SPOILER] Ele conta a história de um cientista que inventa um “suco” que torna as pessoas mais jovens por algumas horas. Mas não fisicamente apenas mentalmente. Quanto mais líquido a pessoa toma, mais jovem ela fica. Nesse contexto acontecem coincidências exageradas e várias cenas cômicas, mas tudo levado pro lado mais infantil.
Não é o tipo de filme que gosto, mas foi boa a experiência de ver a atuação de Marilyn Monroe, bem pouco, mas já deu para perceber sua beleza e seu carisma. Acho que vou achar vários filmes dela melhores que esse.

Heleno - 2011

04/04/2012 - 27
Nota: 8.0 / 7.6 (IMDB)
Formato: Cinema

Direção: José Henrique Fonseca
Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Maurício Tizumba, Othon Bastos, Erom Cordeiro, Herson Capri.

Crítica:
Tive vários motivos para ver esse filme. Primeiro meu avô sempre falou de Heleno, que era um dos melhores jogadores que ele tinha visto jogar, inclusive chegou a compará-lo ao Pelé. Segundo que o filme conta parte da história do futebol brasileiro, para se ter uma ideia, Heleno era para estar na seleção da copa de 50, e isso é mostrado no filme.
[SPOILER] A história do filme é realmente centrada em Heleno, mas com pano de fundo conta sobre o Botafogo, sobre outros times do Rio, e sobre a seleção brasileira. Heleno foi o primeiro jogador problema do Brasil, tinha um temperamento forte, além de beber muito e cheirar éter. Mas o que mais influenciava no seu comportamento era o sífilis, que não aceitava ser tratado. Heleno foi ídolo por onde passou e marcou muitos gols, no Botafogo sua média é invejável 209 gols em 235 jogos.
Um dos principais detalhes do filme é a atução de Rodrigo Santoro, simplesmente perfeito. E a maquiagem feita para o fim da vida de Heleno ficou coisa de Hollywood.
É um filme para todos que gostam de futebol devem assistir.

Classic Albums: Pink Floyd - 'The Dark Side of the Moon' - 2003

30/03/2012 - 26
Nota: 8.0 / 8.2 (IMDB)
Formato: DVD

Direção: Matthew Longfellow
Elenco: Roger Waters, Storm Thorgerson, Nigel Williamson, David Fricke, David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason, Robert Sandall, Alan Parsons, Chris Thomas, Bhaskar Menon

Crítica:
Mais um que faz parte da preparação para o maior espetáculo do século.
Documentário sobre um dos melhores discos já feitos na história da humanidade: “The Dark Side of the Moon”, e é claro que consequentemente conta boa parte da história do Pink Floyd, fala do início da banda com Syd Barret, todas as suas influências e a personalidade da banda para superar sua saída, e com Roger Waters assumindo a responsabilidade de compor e manter o nível das músicas.
Nos mostra que um disco não é feito somente de músicos e instrumentos, a parte de edição é tão complexa quanto à de um filme.
Mostra também como é forte personalidade de Roger Waters, com era chato, perfeccionista e extremamente egocêntrico.
É um documentário para que realmente goste da banda.
Obs: Maior espetáculo do século = Show do Roger Waters - The Wall  em São Paulo

O Artista (The Artist) - 2011

28/03/2012 - 25
Nota: 9.0 / 8.3 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Malcolm McDowell, Beth Grant, Ed Lauter

Crítica:
Agora pra mim ficou explicado porque ganhou o Oscar, realmente o melhor filme do ano, e isso não inclui somente o filme, inclui sua importância, sua homenagem e sua nacionalidade.
Pra começar esse filme veio para tirar o preconceito e ensinar aos mais jovens que é possível fazer um filme excelente sem efeitos especiais com uma história cativante que nos prende do início ao fim. Pois é, estou falando de um filme de 2011, preto e branco, e mudo, isso mesmo, mudo.
Pra mim essa é a resposta às grandes produções e milhares de dólares que são gastos hoje com filmes horríveis e histórias medíocres, e o pior, ainda assistimos a toda essa merda em vez de pegar um bom filme clássico para assistir.
O filme é uma homenagem aos velhos clássicos mudos, e ainda como pano de fundo nos conta um pouco da história da transição dos filmes mudos para os falados e início dos musicais. A história é centrada no principal ator dos cinemas da época, George Valentin, e o seu declínio após a mudança para o cinema falado. É uma comédia dramática. As atuações são excelente, desde o ator principal, Jean Dujardin, a bela  Bérénice Bejo, até o cãozinho Jake.
Por incrível que pareça é um filme que vou revê-lo, e mais de uma vez.

Pink Floyd - The Wall (Pink Floyd The Wall) - 1982

27/03/2012 - 24
Formato: 7.5 / 7.8 (IMDB)
Formato: DIVX

Direção: Alan Parker
Roteiro: Roger Waters
Elenco: James Laurenson, Eleanor David, Bob Hoskins, Bob Geldof, Christine Hargreaves, Kevin McKeon, David Bingham

Crítica:
Antes assistir ao maior espetáculo do século, decidi rever o filme The Wall. Havia assistido há vários anos atrás, e para chegar ao show no clima total, assistir ao filme é essencial.
O filme é uma bomba de informações, letra pesada, visualmente psicodélico, com as imagens interpretando a letra. Não há um sequencia de fatos, que contam uma história linear, mas sempre nos faz entender a real mensagem da música e crítica.
Como filme está longe de ser grandioso, mas é um clássico musical de todos os tempos, qualquer um que curte rock é obrigado assisti-lo, e dessa forma se torna um dos melhores filmes do gênero. Provavelmente ainda vou assisti-lo várias vezes.
Obs: Maior espetáculo do século = Show do Roger Waters - The Wall  em São Paulo

Protegendo o Inimigo (Safe House) - 2012

27/03/2012 - 23
Nota: 7.0 / 7.0 (IMDB)
Formato: Cinema

Direção: Daniel Espinoza
Roteiro: David Guggenheim, Daniel Espinoza
Elenco: Denzel Washington, Ryan Reynolds, Vera Farmiga, Brendan Gleeson, Robert Patrick, Sam Shepard

Crítica:
O Bourne velho. Com um tem bastante explorado o filme conta a história de um agente (Washington) da CIA que mudou de lado e é considerado um dos criminosos mais procurados do mundo. Ao ser preso precisa ser protegido por um recruta (Reynolds), sem experiência.
Com bastante ação e exageros a história se desenrola nesse contexto. É um filme divertido e nada mais, existe vários outros melhores com o mesmo tema.

Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid) - 1969

22/03/2012 - 22
Nota: 7.5 / 8.2 (IMDB)
Formato: HD

Direção: George Roy Hill
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross

Crítica:
Mais um clássico do faroeste. Busquei na internet a história verdadeira de Butch Cassidy, e descobri que o filme tenta contar a história real dele, pelo menos uma das supostas vertentes de sua história.
Cassidy foi um dos assaltantes de banco mais procurado dos EUA, tão procurado que teve que se exilar no exterior, Argentina e Bolívia. E dizem que apesar de ser assaltante, não era assassino, nunca matou ninguém.
É um clássico e deve ser assistido por todos.

Vidas Amargas (East of Eden) - 1955

17/03/2012 - 21
Nota: 8.5 / 8.0 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Elia Kazan
Elenco: Julie Harris, James Dean, Raymond Massey, Burl Ives, Dick Davalos, Jo Van Fleet, Albert Dekker, Lois Smith

Crítica:
Agora sim, assisti aos três principais filmes de James Deam. Ele realmente foi um grande ator, se não tivesse morrido, seria um dos caras mais idolatrados do cinema, com três filmes já é, ainda mais se tivesse uma carreira até a velhice.
Engraçado que a história do filme está bem atual, conflito entra familiares, conflito entre pai e filho. Mesmo tema de Os Descendentes e A Árvore da Vida.
O filme conta a história de um jovem (Deam), que nunca conheceu a mãe e vive em conflito com o pai, que tem maior admiração pelo filho mais velho.
Gostei muito, pois apesar de ser de 1955 é um filme que não ficou datado. Vale a pena ver e talvez um dia rever.

Melancolia (Melancholia) - 2011

13/03/2012 - 20
Nota: 7.5 / 7.4 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Stellan Skarsgård, Brady Corbet, Udo Kier, Jesper Christensen.

Crítica:
Lars Von Trier é um psicopata todos os seus filme são extremamente deprimentes, mas todos que eu já vi são ótimos, normalmente você sai do filme cansado e pensativo.
Nesse filme não diferente. A história gira em torno de duas irmãs com gênios completamente diferentes, mas tudo muda com a notícia de que o mundo vai acabar. É estranho a sutileza do fim do mundo, fica aquele clima de “Será que acontecer mesmo?”, e isso faz com que nos passe bastante realismo.
Fiquei vários dias pensativo. Vale a pena assistir.

terça-feira, 24 de abril de 2012

O Diário de um Jornalista Bêbado (The Rum Diary) - 2011

12/03/2012 - 19
Nota: 7.0 / 6.4 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Bruce Robinson
Roteiro: Bruce Robinson
Elenco: Johnny Depp, Amber Heard, Aaron Eckhart, Richard Jenkins, Giovanni Ribisi, Amaury Nolasco

Crítica:
Risos... Esse é o tipo de comédia idiota que adoro. Mais uma vez Deep interpreta Hunter S. Thompson, mas dessa vez muito menos louco, apenas bêbado.
O filme conta a história do jornalista que cansa de Nova York e vai para Porto Rico trabalhar como freelancer e acaba se apaixonando pela namorada de um cara influente na cidade. Nesse contexto poderemos assistir a cenas muito engraçadas.
É um filme que particularmente adoro, mesmo antes de ver. Fui realista na nota, mas pra mim é um filme para ver e rever.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Descendentes (The Descendants) - 2011

06/03/2012 - 18
Nota: 7.5 / 7.6 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon
Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause, Patricia Hastie, Judy Greer, Matthew Lillard, Robert Forster, Rob Huebel, Mary Birdsong, Beau Bridges

Crítica:
Como sempre George Clooney fazendo papel de George Clooney. Isso não quer dizer que a atuação é ruim, na verdade é sempre boa ou ótima, mas ainda bem que ele sabe escolher bem seus papeis.
O filme é uma tragicomédia, um pai que tenta reconquistar as filhas após sua mulher entrar em coma. E para completar ele descobre [SPOILER] que sua mulher estava lhe traindo. E tudo isso acontece no Havaí, lugar que aparentemente ninguém tem problemas, pois é um paraíso.
É bem bacana a história, boas atuações, mas não é nada demais, é só mais um filme de um personagem em coma ou doente terminal. Vale a pena ver, pois foi um dos candidatos ao Oscar, mas tem filmes melhores com esse tema.