terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Bússola de Ouro (The Golden Compass) - 2007

05/01/2008 - 02
Nota: 8.5
Formato: Cinema

Direção: Chris Weitz
Elenco: Sam Elliott (Lee Scoresby), Ian McKellen (Iorek - voz), Christopher Lee (Lorde Boreal), Nicole Kidman (Marisa Coulter), Kathy Bates (Hester - voz), Daniel Craig (Lorde Asriel), Simon McBurney (Fra Pavel), Ian McShane (Ragnar Sturlusson - voz), Dakota Blue Richards (Lyra Belacqua), Eva Green (Serafina Pekula), Clare Higgins (Ma Costa)

Crítica:
Mais um filme de aventura estilo Senhor dos Anéis, mas depois das fracas aventuras: Crônicas de Nárnia, Eragon e outros, A Bússola de Ouro conseguiu chegar perto de ser uma grande aventura, veremos se as sequencias vão melhor ainda mais. Como sempre Nicole Kidman está espetacular, e os efeitos especiais excelentes comprovam-se com o urso Iorek. Muito bom. Se as continuações forem melhorando o filme, provavelmente compre todos.

A Menina e o Porquinho (Charlotte's Web) - 2006

06/01/2008 - 03
Nota: 6.0
Formato: DIVX

Direção: Gary Winick
Elenco:  Dakota Fanning (Fern), Gary Basaraba (Homer Zuckerman), Siobhan Fallon (Mrs. Zuckerman)
Vozes: Julia Roberts (Charlotte A. Cavatica), Oprah Winfrey (Gussy), Steve Buscemi (Templeton), Kathy Bates (Bitsy), John Cleese (Samuel), Thomas Haden Church (Brooks), Robert Redford (Ike), Cedric the Entertainer (Golly), Jane Sibbett (Joy ), Jennifer Garner (Susy), Reba McEntire (Betsy), André Benjamin (Elwyn)

Crítica:
Filme infantil. Efeitos especiais excelentes, o porquinho, o rato, a aranha todos muito bem feitos, poucas vezes se percebe quando é digital e real. História muito usada me filmes desse tipo, uma menina (Dakota) que salva um porquinho da morte. Divertido e nada mais.

Hairspray – Em Busca da Fama (Hairspray) - 2007

07/01/2007 - 04
Nota: 6.5
Formato: DIVX

Direção: Adam Shankman
Elenco: James Marsden (Corny Collins), Queen Latifah (Motormouth Maybelle), Christopher Walken (Wilbur Turnblad), Michelle Pfeiffer (Velma Von Tussle), John Travolta (Edna Turnblad), Brittany Snow (Amber von Tussel), Amanda Bynes (Penny Pingleton), Nicole Blonsky (Tracy Turnblad), Zac Efron (Link Larkin)

Crítica:
Refilmagem do filme Hairspray - E Éramos Todos Jovens (1988) e baseado num musical da Broadway. O filme é um musical dos anos 60, tipo Grease, bem divertido, mas sem se tornar um grande musical. Com boas cenas de dança, músicas originais e um tema recorrente da época, o preconceito racial. Legalzinho.

Clube da Luta (Fight Club) - 1999

20/01/2008 - 05 (4ª vez)
Nota: 10.0
Formato: DVD

Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter, Meat Loaf

Crítica:
Pela 4ª vez assisti a um dos poucos filmes perfeitos que existem. O filme é uma crítica ao nosso consumismo, ao capitalismo e à sociedade podre em que vivemos. Como sempre Brad Pitt está perfeito, é o melhor ator para fazer papel de louco. Mesmo assistindo pela quarta vez, continua sendo surpreendente, sempre há novos detalhes que não pegamos em outras sessões. Repare na tela piscando, Brad Pitt aparece em várias cenas rapidamente.

O Caçador de Pipas (The Kite Runner) - 2007

22/01/2008 - 06
Nota: 7.5
Formato: Cinema
   
Direção: Marc Forster
Elenco: Shaun Toub (Rahim Kahn), Saïd Taghmaoui (Farid), Khalid Abdalla (Amir), Atossa Leoni (Soraya), Ahmad Khan Mahmidzada (Hassan criança), Zekeria Ebrahimi (Amir criança), Homayoun Ershadi (Baba)

Crítica:
Mais um filme baseado em livro. Gostei bastante não sei se foi fiel ao livro, dizem que mudaram algumas partes, mas que não alteram o tema central. Excelente o filme ser todo no idioma local, e o sotaque dos atores estava ótimo também. Uma história muito triste, mas com boas mensagens.

O Suspeito (Rendition) - 2007

24/01/2008 - 07
Nota: 7.5
Format: Cinema

Direção: Gavin Hood
Elenco: Jake Gyllenhaal, Reese Witherspoon (Isabella El-Ibrahim), Alan Arkin, Meryl Streep, Peter Sarsgaard, Omar Metwally

Crítica:
Há muito tempo um filme não tinha um final surpreendente, foi excelente o flashback. A primeira cena da bomba explodindo também é muito boa. O filme mescla bem os momentos de lentidão e de ação. A crítica ao extremo cuidado que os EUA tem depois do 11 de setembro, todo mundo é terrorista. “Os EUA não torturam”.

Ligeiramente Grávidos (Knocked Up) - 2007

25/01/2008 - 08
Nota: 7.0   
Formato: DIVX

Direção: Judd Apatow
Roteiro: Judd Apatow
Elenco: Paul Rudd (Pete), Katherine Heigl (Alison Scott), Seth Rogen (Ben Stone), Leslie Mann (Debbie), B.J. Novak, Tim Bagley (Dr. Pellagrino)

Crítica:
Bom filme de comédia. Um casal se encontra um só noite de bebedeiras e ela fica grávida, agora os dois tem que assumir o fato de que a juventude acabou e agora vão ser responsáveis por uma criança. Só é bom porque não é aquelas comédias idiotas e sim. Um tema sério e muito comum na vida das pessoas. A gravidez indesejada. Uma crítica a isso, que ao mesmo tempo deve-se precaver para que não aconteça, mas ao mesmo tempo se acontecer não é o fim do mundo.

O Reino (The Kingdom) - 2007

27/01/2008 - 09
Nota: 6.5
Formato: DIVX

Direção: Peter Berg
Roteiro: Matthew Michael Carnahan
Elenco: Jeremy Piven, Jamie Foxx (Ronald Fluery), Jennifer Garner (Janet Mayes), Chris Cooper (Grant Sykes), Jason Bateman (Adam Leavitt), Frances Fisher (I), Andrew Esposito, Minka Kelly

Crítica:
Cada vez mais filmes sobre o terrorismo. Depois do 11 de setembro virou moda. Um bom filme e nada mais, e com sempre frisando que violência gera violência. Uma equipe é enviada para o Oriente Médio para matar o mandante do homem bomba que matou um agente americano. O filme fica muito lento durante a investigação, mas quando volta a ação é bem real e o atentado à equipe é uma das melhores cenas do filme. E as duas frases finas, que na verdade é a mesma, reflete bem a mensagem do filme: “Vamos matar todos eles”.

Mandando Bala (Shoot 'Em Up) - 2007

31/01/2008 - 10
Nota: 6.0
Foramto: DIVX

Direção: Michael Davis
Elenco: Monica Bellucci (DQ), Paul Giamatti (Mr. Hertz), Clive Owen (Mr. Smith)

Crítica:
Um filme de ação/comédia. Sátira (sem ser idiota) de vários filmes, como Kill Bill (grávida de amarelo), Matrix (o nome do personagem “Smith” que ainda está sempre com sobretudo), entre outros.  Várias cenas de ação exagerada, com Smith matando com apenas cenouras e uma batida de carro de frente que Smith voa pelo para-brisa e ainda mata todo mundo. No fim é um filme sem mensagem, e serve apenas para diversão.

O Gângster (American Gangster) - 2007

10/02/2008 - 11
Nota: 8.0
Foramto: DIVX

Direção: Ridley Scott
Roteiro: Steven Zaillian
Elenco: Carla Gugino, Denzel Washington (Frank Lucas), Russell Crowe (Detetive Richie Roberts), Ted Levine (Toback), Josh Brolin (Detetive Trupo), Chiwetel Ejiofor, RZA (Jones), Cuba Gooding Jr. (Nicky Barnes)

Crítica:
Filme sobre o traficante negro Frank Lucas, que se tornou um dos maiores traficantes no início dos anos 70. História bem narrada e constante, sempre prendendo a atenção do expectador. Destaca também pelas boas atuações principalmente de Denzel Washington. O contexto histórico é bem aparente com várias cenas contando tudo o que estava acontecendo na época, guerra do Vietnã e outros. Muito bom e sempre ganha uns pontos a mais por ser baseado em história verídica.

Eu Sou a Lenda (I Am Legend) - 2007

12/02/2008 - 12
Nota: 7.0
Formato: Cinema

Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Akiva Goldsman,Mark Protosevich
Elenco: Will Smith (Neville), Alice Braga (Anna), Salli Richardson (Ginny), Paradox Pollack (Alpha), Charlie Tahan (Ethan)

Crítica:
Mistura de Náufrago com Extermínio. Filme de zumbi eu sempre gosto, é um jeito gostoso de fazer suspense e terror. A história do filme é muito boa, só o final que é igual a todos os finais de filmes desse tipo, SPOILER: o ator principal sempre morre para salvar a humanidade. Uma parte legal é que a cadela morre, nesses filmes cachorros nunca morrem são invencíveis, mas o que causa a morte dela é ridículo, Neville com uma faca enfiada na perna não consegue se levantar, ridículo, o cara pula, luta, rola e não consegue pular numa perna só. Fora isso é um bom filme de suspense, terror e ação. Vale a pena assistir.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street) - 2007

12/02/2008 - 13
Nota: 7.0
Formato: Cinema

Direção: Tim Burton
Roteiro: John Logan
Elenco: Alan Rickman (Juiz Turpin), Timothy Spall, Helena Bonham Carter (Mrs. Lovett), Johnny Depp (Sweeney Todd), Sacha Baron Cohen (Signor Adolfo Pirelli), Laura Michelle Kelly (Lucy Barker), Jamie Campbell Bower (Anthony Hope)

Crítica:
Filmes musicais raramente são excelentes e esse não foge do padrão mesmo tendo Tim Burton com diretor e Johnny Depp como ator principal. Achei a história do filme muito boa, e várias cenas cantadas excelentes. O que conseguiu tornar o filme melhor que muitos musicais foi não ter tantas cenas longas cantadas, poucas são cansativas. Gostei muito do exagero do sangue, ficou bem violento e tira um pouco aquela coisa de filme musical. E Johnny Depp mais uma vez surpreendeu, cantando e atuando. Os atores estão voltando ser completos.

A Garçonete (Waitress) - 2007

20/02/2008 - 14
Nota: 6.5
Formato: DIVX

Direção: Adrienne Shelly
Elenco: Keri Russell (Jenna), Cheryl Hines (Becky), Adrienne Shelly (Dawn), Nathan Fillion (Dr. Pomatter)

Crítica:

Bom drama que fala sobre os problemas para ter um filho e ao mesmo tempo, como é bom ter um filho. Critica as pessoas que mantém um casamento ou relacionamento só por conveniência, só para ter que começar tudo de novo, com diz o velho: “Sempre é tempo de parar e começar novamente”. Somos acostumados com rotina e não gostamos de mudar mesmo que a vida esteja uma merda. Excelente a atuação da atriz Keri Russell (Jenna), que demonstra os sofrimentos do personagem em várias cenas em close.

Juno - 2007

22/02/2008 - 15
Nota: 7.5
Formato: Cinema

Direção: Jason Reitman
Roteiro: Diablo Cody
Elenco: Jennifer Garner, Allison Janney, Jason Bateman, Ellen Page (Juno), Michael Cera (Bleeker)

Crítica:
Mais um filme sobre gravidez indesejada. Uma menina na adolescência fica grávida na sua primeira transa, e trata sua gravidez com naturalidade, mas com indiferença. Mostra como é fácil lidar com um problema, neste caso é um problema, mas ao mesmo tempo é difícil e muito traumático. Um filme bom, mas não tão bom para Oscar.  A atuação da Ellen Page (Juno) é excelente. Vale a pena assistir.

Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men) - 2007

24/02/2008 - 16
Nota: 7.5
Formato: DIVX

Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen,Joel Coen
Elenco: Woody Harrelson (Wells), Tommy Lee Jones (Llewelyn Moss), Javier Bardem (Chigurh), Stephen Root, Josh Brolin (Moss), Garret Dillahunt (Wendell)

Crítica:
Violento, louco e sem uma história completa. Pra mim um filme sobre ganância. E é claro que ganância envolve dinheiro. "O dinheiro corrompe as pessoas". Dinheiro e drogas o mau da humanidade. Essa é a mensagem do filme. Com atuação excelente Javier Bardem (Chigurh), que interpreta um assassino frio e sanguinário, mata tudo e todos à sua frente para recuperar o dinheiro perdido no tráfico de drogas. Merece ser assistido de novo, possivelmente ficará melhor cada vez que assistido.

A Loja Mágica de Brinquedos (Mr. Magorium's Wonder Emporium) - 2007

24/02/2008 - 17
Nota: 6.5
Foramto: DIVX

Direção: Zach Helm
Roteiro: Zach Helm
Elenco: Dustin Hoffman, Natalie Portman, Jason Bateman, Zach Mills (Eric Applebaum, o Colecionador de Chapéus)

Crítica:
Filme infantil com uma mensagem já batida. Temos que acreditar mais em nós mesmos para que as coisas fiquem mais fáceis. Uma loja de brinquedos "mágicos", ou não,  a magia pode estar dentro de cada um, onde o seu dono estar para aposentar (morrer), fica furiosa e triste, com todos os brinquedos ficando preto e branco, somente quando sua herdeira descobre a sua magia interna é que a loja volta ao normal. Acho que o filme poderia ter uns bons minutos a mais, pois quando a loja volta ao normal o filme acaba. Divertido e só.

Sangue Negro (There Will Be Blood) - 2007

01/03/2008 - 18
Nota: 8.5
Formato: Cinema

Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Kevin J. O`Connor, Daniel Day-Lewis, Ciarán Hinds (Fletcher), Paul Dano (Eli Sunday), Vince Froio

Crítica:
Um Filme de drama muito tenso. A trilha sonora perfeita, na maior parte do filme, deixa o espectador o tempo inteiro ligado, sempre esperando algo acontecer. Um empresário da área petrolífera, basca a todo custo mais petróleo e hegemonia de toda produção. Ganancioso por poder e passando por cima de todos, Daniel, consegue conquistar um grande poço de petróleo, mas cada vez mais ganancioso, acaba se entregando à loucura. Com atuação perfeita, Daniel Day-Lewis consegue demonstrar a loucura de seu personagem, que luta, trabalha e mata para conseguir seus objetivos. Paul Dano (padre Eli) é outro que trabalha muito bem, o espectador fica tão puto e acha-o tão chato que no final percebe-se que o ator foi perfeito em sua atuação. Um filme brilhante.

10.000 A.C. (10,000 B.C.) - 2008

14/03/2008 - 19
Formato: 4.0
Formato: Cinema

Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich,Robert Rodat,Harald Kloser
Elenco: Omar Sharif, Cliff Curtis, Steven Strait (D´Leh), Camilla Belle (Evolet), Joel Fry (II), Tim Barlow

Crítica:
Filme horrível. Atuações horríveis, ninguém atuou bem, falas decoradas parecendo que estão lendo. A história também é horrível, e a cena da lança eu falei antes que iria ser igual à de 300. Só tem duas cenas boas no filme: a do tigre dente de sabre saindo da água, e os mamutes, só. Não vale a pena nem assistir.

Ponto de Vista (Vantage Point) - 2008

14/03/2008 - 20
Nota: 7.0
Formato: Cinema

Direção: Pete Travis
Roteiro: Barry Levy
Elenco: Forest Whitaker (Howard Lewis), Sigourney Weaver (Rex), William Hurt (Presidente Ashton), Eduardo Noriega, Dennis Quaid (Thomas Barnes), Matthew Fox (Kent Taylor), Zoe Saldana

Crítica:
Bom filme de ação. Mais um filme sobre terrorismo e críticas contra Bush Jr. O roteiro um pouco diferente onde a mesma história é contada 5 vezes de olhares diferentes. Boas atuações, claro, pelo menos 3 ótimos atores estão no filme, e por isso desperdiçados pelo pouco tempo que atuam, apenas Dennis Quaid pode atuar por mais tempo. A repetição fica um pouco chata, talvez voltar uma vez menos já ajudaria. Mas na soma de tudo é um filme divertido, que prende a atenção o tempo inteiro e que vale a pena assistir.

O Orfanato (El Orfanato) - 2007

14/03/2008 - 21
Nota: 8.0   
Formato: Cinema

Direção: Juan Antonio Bayona
Produtor: Guillermo del Toro
Elenco: Belén Rueda (Laura), Mabel Rivera (Pilar)

Crítica:
Mais um grande filme de suspense, nos moldes de “Os Outros” e “Sexto Sentido”. Seguindo o mesmo padrão. O filme se passa em um casarão, onde uma família mora com o filho, que começa a brincar com supostos espíritos de crianças e num acontecimento crucial a mãe passa a viver entre a loucura real ou entre espíritos. Assustador em várias cenas, que nos prendem o filme inteiro. Só pecou nas últimas cenas que tentam explicar, sendo que está na cara o que aconteceu.

O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford) - 2007

16/03/2008 - 22
Nota: 7.0
Formato: DIVX

Direção: Andrew Dominik
Roteiro: Andrew Dominik
Elenco: Mary-Louise Parker (Zeralda James), Casey Affleck (Robert Ford), Sam Shepard (Frank James), Sam Rockwell (Charley Ford), Brad Pitt (Jesse James), Zooey Deschanel (Dorothy Evans), Paul Schneider, Garret Dillahunt (Ed Miller)

Crítica:
Bom filme, mas esperava mais. Cansativo e longo. Se cortassem uns 30 min. se tornaria um grande filme. Começa com um pouco de ação, o assalto do trem é na verdade a única cena de ação no filme, no maior parte é um drama pesado, onde todos desconfiam de todos e um pode matar o outro a qualquer momento, e isso é que torna o filme bom, aquela angústia de você já saber o final, mas demorar a acontecer. Brad Pitt mais uma vez em boa atuação, interpretando um cara não muito normal. Casey Affleck também excelente, tanto que foi indicado ao Oscar. Um filme que vale a pena assistir e se o DVD vier com um bom documentário sobre o Jesse James, irei comprá-lo.

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland) - 2006

16/03/2008 - 23 (2ª vez)
Nota: 7.5
Formato: DIVX

Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Jeremy Brock,Peter Morgan
Elenco: Forest Whitaker (Idi Amin), Gillian Anderson (Sarah Merrit), Kerry Washington (Kay Amin), Simon McBurney (Nigel Stone), James McAvoy (Nicholas Garrigan)

Crítica: 
Pela segunda vez assisti a esse excelente filme. O filme conta a história de um assassino, o presidente de Uganda, Idi Amin. Numa trama bem explorada, de um jovem médico aventureiro que acha que tudo é lindo e maravilhoso, e que aos poucos vai descobrindo que está ajudando a matar muitas pessoas. Com uma grande atuação, que lhe mereceu o Oscar, Forest Whitaker é Idi Amin. Como o filme não saiu com um bom documentário, não vai compra-lo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Controle - A História de Ian Curtis (Control) - 2007

14/04/2008 - 26
Nota: 7.5
Formato: DIVX

Direção: Anton Corbijn
Roteiro: Matt Greenhalgh, baseado em livro de Deborah Curtis
Elenco: Sam Riley (Ian Curtis), Samantha Morton (Deborah Curtis), Craig Parkinson (Tony Wilson), Joe Anderson (Peter Hook), Nicola Harrison (Corrine Lewis), Toby Kebbell (Rob Gretton), Alexandra Maria Lara (Annik Honoré), Matthew McNulty (Nick Jackson), Ben Naylor (Martin Hannett), James Anthony Pearson (Bernard Sumner), Tim Plester (Earnest Richards), Robert Shelly (Twinny), Andrew Sheridan (Terry Mason), Harry Treadaway (Stephen Morris), Nigel Harris

Crítica:

Uma biografia e que parece, bem fiel. Um bom filme que faz quem não conhece o Joy Division, no mínimo, respeitar suas músicas e sua trajetória. Gostei muito das músicas, letras e das atuações de todos os atores, que realmente cantam as músicas. Vou passar a escutar Joy Division. Vale pena ver e descobrir que mais um gênio morreu. Vou comprar com certeza, principalmente se vier com bons extras.

Grindhouse – À Prova da Morte (Death Proof) - 2007

04/04/2008 - 24
Nota: 7.5
Formato: DIVX

Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Kurt Russell (Stuntman Mike), Rosario Dawson (Abernathy), Vanessa Ferlito (Arlene), Jordan Ladd (Shanna), Rose McGowan (Pam), Sydney Tamiia Poitier (Jungle Julia), Tracie Thoms (Kim)
Mary Elizabeth Winstead (Lee), Zoe Bell (Zoë), Michael Parks (Earl McGraw), James Parks (Edgar McGraw), Quentin Tarantino (Warren), Monica Staggs (Lanna Frank), Michael Bacall (Omar), Omar Doom (Nate), Marcy Harriell (Marcy), Helen Kim (Peg), Eli Roth (Dov), Marley Shelton (Dra. Dakota McGraw Block)

Crítica:

Como sempre Tarantino tem sua própria maneira de fazer filmes, histórias bizarras com várias referências e duplos sentidos. Esse está longe de ser seu melhor filme, mas para quem gosta de Quentin, é um grande filme. Tudo começa com um maníaco, que mata mulheres com seus carros indestrutíveis, por ser dublê as manobras e a matança fica fácil. Mas ele vai encontrar mulheres à sua altura... Diálogos longos com várias referências, cenas marcantes e muitos exageros, essa é a essência do filme. Claro que vou compra-lo, só de ser do Tarantino já vale a pena.

Grindhouse – Planeta Terror (Planet Terror) - 2007

06/04/2008 - 25
Nota: 7.0
Formato: DIVX

Direção: Robert Rodriguez
Roteiro: Robert Rodriguez
Elenco: Freddy Rodríguez (El Wray), Rose McGowan (Cherry Darling), Marley Shelton (Dra. Dakota Block), Josh Brolin (Dr. William Block), Michael Biehn (Xerife Hague), Naveen Andrews (Abby), Michael Parks (Earl McGraw), Jerili Romeo (Ramona McGraw), Tom Savini (Deputado Tolo), Rebel Rodriguez (Tony Block), Carlos Gallardo (Deputado Carlos), Stacy Ferguson (Tammy), Felix Sabates (Dr. Felix), Hung Nguyen (Dr. Crane), Julio Oscar Mechoso (Romey), Jeff Fahey (J.T. Hague), Bruce Willis (Tenente Muldoon), James Parks (Edgar McCraw), Robert Rodriguez, Quentin Tarantino

Crítica:

Como este filme e o do Tarantino foram filmados com a mesma forma não tem como não fazer comparações, pelas histórias prefiro À Prova da Morte, mas os dois filmes ficaram no mesmo nível. Deste a história parece boba, mas qual filme de zumbi que a história não é boba. Assim torna-se um bom filme. Com matanças pela sobrevivência, ou seja, um grupo tentando sobreviver no meio de milhares de zumbis. Com várias cenas exageradas, mas sempre bem feitas, cabeças estourando, corpos despedaçados e muita meleca nojenta. É um filme nojento, engraçado, e em alguns momentos dá sustos. Vou compra-lo, ainda mais se sair um box com os dois e pelo menos um disco de extras.